A organização sindical, que representa mais de 350.000 profissionais das áreas fiscal e aduaneira, apela a um plano de ação de emergência para responsabilizar estas plataformas e combater o comércio ilegal. Durante um encontro em Vilamoura, que contou com a presença de representantes dos sindicatos portugueses STI e APIT, a UFE denunciou a “exploração sistemática” das regras aduaneiras da UE por parte de plataformas de comércio eletrónico, muitas das quais baseadas na China. O presidente da UFE, Florian Köbler, descreveu um cenário alarmante: “A Europa está a ser inundada por produtos ilegais enquanto estas plataformas acumulam milhares de milhões em impostos não pagos”. Segundo a organização, cada dia de inação representa uma perda de 137 milhões de euros em receitas fiscais, para além de colocar os consumidores em risco devido à entrada de produtos inseguros e não conformes, como brinquedos com substâncias cancerígenas ou equipamentos eletrónicos com risco de incêndio. Para fazer face ao problema, a UFE propõe um plano de ação imediato que inclui a responsabilização legal direta das plataformas pelo pagamento de direitos aduaneiros e IVA, a verificação fiscal em tempo real, um regime de sanções para operadores incumpridores e um prazo máximo de 90 dias para a aplicação de medidas corretivas após a deteção de irregularidades.
Evasão Fiscal de Plataformas Digitais Causa Perdas de €50 Mil Milhões à UE
A Union of Finance Personnel in Europe (UFE) alertou para perdas anuais superiores a 50 mil milhões de euros na União Europeia, resultantes da evasão fiscal sistemática promovida por gigantes digitais sediadas fora do espaço comunitário.



Artigos
7
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







