A decisão do Governo é a única alteração proposta na área do IVA no OE2026 e demonstra uma resposta direta às reivindicações do setor agrícola.
Produção de azeite volta a beneficiar de IVA reduzido a 6%
O Governo propôs no Orçamento do Estado para 2026 a reposição da taxa reduzida de IVA de 6% para as operações de transformação de azeitona em azeite. Esta medida reverte uma alteração ocorrida em março de 2025, quando a transposição de uma diretiva europeia levou a que esta prestação de serviços passasse a ser tributada à taxa normal de 23%. A alteração de março gerou forte contestação no setor agrícola, uma vez que aumentou significativamente os custos para os produtores que entregam a azeitona nos lagares para transformação. Organizações como a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) apelaram ao Governo para que corrigisse a situação, argumentando que a medida penalizava um setor estratégico para a economia nacional, especialmente em regiões como o Alentejo, que representa cerca de 82% da produção nacional. A proposta de lei do OE2026 inclui, assim, uma alteração à lista I anexa ao Código do IVA, para que as “operações de transformação de azeitona em azeite” voltem a constar dos serviços tributados à taxa reduzida. O próprio azeite, enquanto produto final, já beneficia da taxa de 6%. A medida é vista como um alívio para os produtores e operadores da fileira, num contexto em que a produção nacional de azeite para a campanha atual se estima entre 160 a 170 mil toneladas, um valor próximo ao da campanha anterior, mas num mercado que tem enfrentado volatilidade de preços e aumento dos custos de produção.



Artigos
7
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







