Governo Põe Fim ao Incentivo Fiscal SIFIDE Indireto a Partir de 2026
O Governo vai terminar com o Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação e Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) na sua vertente indireta, que permitia às empresas obter benefícios fiscais através de investimentos em fundos de capital de risco. A medida, prevista na proposta de Orçamento do Estado para 2026, visa corrigir ineficiências e segue recomendações de entidades técnicas, embora o SIFIDE direto, aplicado a despesas de I&D das próprias empresas, se mantenha. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, explicou que a partir de janeiro de 2026, “novas entradas nos fundos não darão benefício fiscal”. A justificação para esta decisão reside no facto de existirem atualmente “2,5 mil milhões ‘parados’ que os fundos não conseguem investir”. Para não prejudicar os investimentos já realizados, o prazo para a utilização do ‘stock’ de capital existente nos fundos será alargado de três para cinco anos. A extinção do SIFIDE indireto segue uma recomendação da Unidade Técnica de Avaliação de Políticas Tributárias e Aduaneiras (U-TAX), que concluiu que uma parte significativa do investimento estava retida nos fundos e não era efetivamente aplicada em atividades de I&D. O Governo estima que esta alteração resulte numa poupança fiscal de 124 milhões de euros já em 2026.



Artigos
5
Outros nove lesados do BES inerpuseram também ações contra o antigo banqueiro.

Uma das maiores fatia dos custos políticos na eletricidade prende-se com a subsidiação das renováveis.

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) prossegue com a “guerra” aos impostos das barragens contra a Autoridade Tributária (AT). São já 16 as impugnações no valor de 272.271.630 euros. O conteúdo Barragens: Contestações da EDIA por causa do IMI já superam os 272 milhões de euros. aparece primeiro em Lidador Noticias.

A hotelaria do Alentejo prepara-se para um “réveillon” muito positivo, com níveis de ocupação superiores a 90%. As expectativas para a passagem de ano são mais favoráveis do que para o período de Natal, confirmando uma tendência que se tem vindo a consolidar. Em Beja, os sinais de forte procura são claros. O Beja Parque […]






