A proposta legislativa madeirense pretende dar “estabilidade e previsibilidade” ao regime, reforçando a atratividade económica da região para investidores. Para além da taxa de IRC, a proposta abrange também a isenção de IRS ou IRC sobre os lucros distribuídos aos sócios das empresas da ZFM. A aplicação da taxa reduzida está sujeita a limites de matéria coletável, que variam em função do número de postos de trabalho criados. O regime da ZFM já foi alvo de escrutínio por parte da Comissão Europeia, que em 2020 concluiu que Portugal aplicou os auxílios de forma ilegal em certos casos, levando à obrigação de recuperar os impostos indevidamente poupados por empresas que não cumpriram os requisitos de criação de emprego.
Madeira Propõe Prolongamento de IRC de 5% na Zona Franca até 2033
A Assembleia Legislativa da Madeira submeteu à Assembleia da República uma proposta de lei para prolongar o regime de benefícios fiscais da Zona Franca da Madeira (ZFM) até 31 de dezembro de 2033. A iniciativa visa estender por mais cinco anos a aplicação da taxa reduzida de IRC de 5% para as empresas licenciadas na região, cujo término está atualmente previsto para 2028. Este regime especial é um instrumento de auxílio ao desenvolvimento regional, autorizado pela União Europeia para as regiões ultraperiféricas, com o objetivo de compensar as desvantagens estruturais e promover a criação de emprego.



Artigos
5
Outros nove lesados do BES inerpuseram também ações contra o antigo banqueiro.

Uma das maiores fatia dos custos políticos na eletricidade prende-se com a subsidiação das renováveis.

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) prossegue com a “guerra” aos impostos das barragens contra a Autoridade Tributária (AT). São já 16 as impugnações no valor de 272.271.630 euros. O conteúdo Barragens: Contestações da EDIA por causa do IMI já superam os 272 milhões de euros. aparece primeiro em Lidador Noticias.

A hotelaria do Alentejo prepara-se para um “réveillon” muito positivo, com níveis de ocupação superiores a 90%. As expectativas para a passagem de ano são mais favoráveis do que para o período de Natal, confirmando uma tendência que se tem vindo a consolidar. Em Beja, os sinais de forte procura são claros. O Beja Parque […]






