A partir de 2026, o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) sofrerá uma alteração significativa, passando a ser liquidado durante o mês de fevereiro para todos os veículos. Esta medida, incluída num pacote de simplificação fiscal, unifica o prazo de pagamento que atualmente depende do mês da matrícula do veículo. Atualmente, o IUC, conhecido como “selo do carro”, deve ser pago anualmente até ao último dia do mês correspondente à matrícula do veículo. A nova regra, que entra em vigor no início de 2026, estabelece fevereiro como o mês único para a liquidação do imposto para todos os proprietários.
A alteração faz parte de um conjunto de 30 medidas de simplificação fiscal apresentadas pelo Governo em janeiro.
Para os casos em que o pagamento pode ser feito em prestações, a primeira será paga também em fevereiro e a seguinte em outubro.
Esta mudança administrativa visa simplificar o processo tanto para os contribuintes como para a Autoridade Tributária, concentrando a cobrança num único período do ano.
A alteração abrangerá todos os veículos sujeitos a este imposto anual obrigatório, independentemente da sua categoria ou data de registo em Portugal, representando uma mudança logística relevante para milhões de proprietários.
Em resumoO prazo de pagamento do IUC será alterado a partir de 2026, deixando de estar associado ao mês da matrícula. Todos os proprietários de veículos passarão a liquidar o imposto em fevereiro, numa medida que visa a simplificação fiscal.