Proposta de IVA Zero para Bens Alimentares Rejeitada no Parlamento
A proposta do Partido Socialista para reintroduzir a isenção de IVA num cabaz de bens alimentares essenciais foi rejeitada durante as votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026. A medida, que visava combater o aumento do custo de vida, seria financiada pela receita fiscal gerada com o fim do desconto no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP). A iniciativa socialista propunha que a "folga" orçamental resultante da eliminação do desconto no ISP fosse "integralmente aplicada na redução do IVA sobre os bens alimentares essenciais", recorrendo à possibilidade conferida pela diretiva europeia de aplicar taxas zero. O deputado do PS, Carlos Pereira, argumentou que, uma vez que o Governo já sinalizou o fim do desconto no ISP, caberia ao Parlamento decidir o destino dessa receita, canalizando-a para o apoio às famílias. A proposta foi chumbada com os votos contra do PSD, CDS, Chega e IL, e a abstenção do Livre, PCP e BE, contando apenas com o apoio do PS e do PAN. O debate foi marcado por acusações de "duplo mortal à retaguarda" por parte da deputada do PSD, Adriana Rodrigues, que lembrou que o anterior governo socialista já tinha iniciado a redução do mesmo desconto que agora propunha usar como fonte de financiamento. Uma proposta similar do Chega, que não estava condicionada ao fim do desconto no ISP, também foi rejeitada, evidenciando a falta de consenso parlamentar sobre a reintrodução desta medida de apoio ao consumo.



Artigos
10
TAP defende que ação deve ser apreciada pelo Tribubal Administrativo.

Entidade Nacional para o Setor Energético e a GNR detetam ilegalidades nos combustíveis. Associações têm alertado publicamente para a importação de gasolina e gasóleo, sobretudo pelas fronteiras terrestres.

O dinheiro das transferências 'normais' feitas desde 24 de dezembro só chegará às contas de destino na segunda-feira, 29 de dezembro, devido ao encerramento do sistema que as processa neste período do Natal, segundo o Banco de Portugal. A Lusa questionou o Banco de Portugal sobre o processo de transferências 'normais' (tecnicamente designadas por transferências 'a crédito'), dado que na imprensa internacional circulava a informação de que as transferências feitas nesta época estariam 'bloqueadas

Episódio especial do CTCP Podcast no âmbito do Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado, um projeto prestes a terminar, mas que deixa desafios transversais até o cluster do calçado. É dado um olhar para a descarbonização numa perspetiva de futuro, alinhado com o que foi feito até ao momento, através do convidado João […] O conteúdo CTCP Podcast: Roteiro para a Descarbonização da Fileira do Calçado aparece primeiro em Notícias de Aveiro.







