Para usufruir da taxa de 5%, as empresas devem cumprir condições como a criação e manutenção de postos de trabalho na região, sendo o benefício aplicável apenas aos lucros gerados por atividades realizadas na Madeira. O montante máximo de matéria coletável abrangido varia em função do número de empregos criados. Esta decisão surge após um período de controvérsia, depois de a Comissão Europeia ter concluído, em 2020, que Portugal aplicou o regime de forma ilegal no passado, ao não garantir o cumprimento dos requisitos de criação de emprego, o que obrigou o Estado a recuperar os auxílios indevidamente concedidos.
Parlamento estende taxa de IRC de 5% na Zona Franca da Madeira até 2033
O Parlamento aprovou o prolongamento do regime fiscal especial da Zona Franca da Madeira (ZFM), estendendo a aplicação da taxa reduzida de IRC de 5% até 31 de dezembro de 2033. A medida visa garantir a competitividade e a atratividade do centro de negócios internacional, num contexto de escrutínio europeu sobre a sua aplicação. Aprovada através de uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 apresentada pelos deputados do PSD-Madeira, a extensão permite que as empresas que obtenham licença para operar na ZFM até ao final de 2026 possam beneficiar da taxa especial por mais cinco anos, já que a legislação anterior previa o fim do benefício em 2028. A ZFM é um regime de auxílio ao desenvolvimento regional, autorizado pela União Europeia para regiões ultraperiféricas, que visa compensar desvantagens estruturais como o isolamento.



Artigos
10
Com mais um fim de semana à porta, chegam as habituais previsões para a atualização dos preços nos postos de abastecimento, e o cenário não é o mais animador para quem precisa de atestar o depósito. A tendência de descida recente parece ter estagnado, com os indicadores a apontarem para um agravamento nos custos tanto do gasóleo como da gasolina.Gasóleo e gasolina sofrem aumentoAs previsões para a próxima semana indicam uma subida generalizada nos preços dos combustíveis. O gasóleo deverá registar ...

Já perdemos a conta a quantos novos projetos estão a nascer pelo País, mas uma coisa é certa: há sempre mais um a surgir. Desta vez, trata-se do KORI Vila Rio, um empreendimento residencial na Póvoa de Santa Iria, na Grande Lisboa. O projeto vai contar com 91 novos apartamentos e assinala a chegada da […] O conteúdo Novo projeto na Grande Lisboa vai ter 91 apartamentos e um parque urbano aparece primeiro em NiT.

Tribunal de Contas deu visto prévio à operação que permite à CGD libertar-se dos 19% que detinha na Águas de Portugal.

Mesmo depois de reformado, há situações em que pode reforçar o valor da pensão mensal. Conheça os mecanismos legais que o permitem







