
Incêndios no Norte de Portugal provocam condicionamentos em várias estradas
A vaga de incêndios que atinge a região Norte de Portugal teve um impacto direto na rede viária, obrigando ao condicionamento e corte de várias estradas e autoestradas para garantir a segurança dos cidadãos e facilitar as operações de combate. Segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), ao final da tarde de terça-feira, estavam condicionadas a Autoestrada 28 (A28) em Vilar de Mouros, no distrito de Viana do Castelo, a Estrada Nacional 304 em Vila Real, e a Estrada Nacional 207 em Lousada, no distrito do Porto. Adicionalmente, um incêndio que deflagrou em Freamunde e se estendeu a Lousada levou ao corte da Autoestrada 42 (A42). Estes cortes, implementados em ambos os sentidos em várias vias, visaram proteger os condutores do fumo e da proximidade das chamas, ao mesmo tempo que permitiram um acesso mais rápido e seguro dos veículos de emergência às frentes de fogo. Embora a GNR tenha informado mais tarde que a circulação foi sendo restabelecida, estes episódios demonstram os efeitos secundários dos grandes incêndios rurais, que transcendem a destruição de floresta e afetam a mobilidade e a vida quotidiana das populações.



Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Proteção Civil da Madeira alerta para perigo de incêndios devido a calor
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPM) alertou hoje para os perigos das condições atmosféricas adversas previstas para o arquipélago, com manutenção de tempo quente e vento forte até domingo, que podem potenciar eventuais incêndios rurais.

Proteção Civil eleva nível de prontidão a partir de domingo
A Proteção Civil registou hoje 59 ocorrências de incêndios rurais, mobilizando 1.679 operacionais, mas prepara-se para elevar para o nível máximo de prontidão operacional entre domingo e terça-feira, devido à prevista "complexidade significativa" das condições meteorológicas.

Fogo na serra do Alvão com duas frentes a arder com intensidade
O incêndio que lavra na serra do Alvão, Ribeira de Pena, tinha pelas 19:30 duas frentes ativas a arder com intensidade em zona de mato, estando os meios a ser reposicionados no terreno devido à rotação dos ventos.

Continuam as investigações da Judiciária a tiroteio na estação de Vila Franca de Xira
Tentativa de homicídio junto à estação de comboios de Vila Franca de Xira, no último dia da festa do Colete Encarnado, assustou a comunidade. Caso foi entregue à Polícia Judiciária que está a investigar as causas para o que aconteceu.