
Governo declara Situação de Alerta em Portugal Continental face a Risco Elevado de Incêndio
Face a uma severa onda de calor e ao consequente agravamento do risco de incêndio rural, o Governo decretou a situação de alerta para todo o território de Portugal continental, com início no domingo e vigência até ao final de quinta-feira. Esta medida de caráter excecional foi justificada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, como uma resposta necessária às previsões meteorológicas que apontavam para temperaturas elevadas e baixa humidade, condições propícias à deflagração e propagação de fogos. A decisão governamental foi acompanhada pela implementação de um conjunto de restrições rigorosas. Entre as medidas adotadas contam-se a proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais, a suspensão de todas as autorizações para queimadas e queimas de sobrantes, e a interdição de trabalhos rurais e florestais com recurso a maquinaria. A utilização de fogo de artifício ou outros artefactos pirotécnicos foi igualmente proibida. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou cerca de 100 concelhos, maioritariamente no interior Norte e Centro, em risco máximo de incêndio, e emitiu avisos laranja para os distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda devido à persistência de temperaturas elevadas. A Proteção Civil defendeu o prolongamento do estado de alerta, pelo menos até segunda-feira, dado que as condições meteorológicas adversas se deverão manter, uma decisão que o Conselho de Ministros ficou de avaliar.



Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Proteção Civil da Madeira alerta para perigo de incêndios devido a calor
O Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPM) alertou hoje para os perigos das condições atmosféricas adversas previstas para o arquipélago, com manutenção de tempo quente e vento forte até domingo, que podem potenciar eventuais incêndios rurais.

Proteção Civil eleva nível de prontidão a partir de domingo
A Proteção Civil registou hoje 59 ocorrências de incêndios rurais, mobilizando 1.679 operacionais, mas prepara-se para elevar para o nível máximo de prontidão operacional entre domingo e terça-feira, devido à prevista "complexidade significativa" das condições meteorológicas.

Fogo na serra do Alvão com duas frentes a arder com intensidade
O incêndio que lavra na serra do Alvão, Ribeira de Pena, tinha pelas 19:30 duas frentes ativas a arder com intensidade em zona de mato, estando os meios a ser reposicionados no terreno devido à rotação dos ventos.

Continuam as investigações da Judiciária a tiroteio na estação de Vila Franca de Xira
Tentativa de homicídio junto à estação de comboios de Vila Franca de Xira, no último dia da festa do Colete Encarnado, assustou a comunidade. Caso foi entregue à Polícia Judiciária que está a investigar as causas para o que aconteceu.