menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade August 7, 2025

Governo Anuncia Investimento de 16 Milhões de Euros em Kits de Combate a Incêndios para Aviões C-130

O Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, anunciou que o Governo vai aprovar em Conselho de Ministros a aquisição de dois dos “mais modernos ‘kits’ de combates a fogos florestais” para equipar duas aeronaves C-130 da Força Aérea. O investimento totaliza cerca de 16 milhões de euros e visa reforçar a capacidade do país no combate a incêndios, embora os equipamentos não fiquem operacionais este ano devido ao tempo necessário para a sua aplicação e para a formação das equipas.

News ImageNews ImageNews Image

Nuno Melo explicou que estes kits permitirão que os aviões C-130 transportem uma quantidade de água muito superior à dos helicópteros, estimada em até 12 toneladas, com capacidade para descargas de uma só vez ou parcelares, constituindo um “equipamento importante” em complemento aos meios existentes. O ministro acrescentou que este investimento se soma a outros meios aéreos que estarão disponíveis no futuro, como nove helicópteros Black Hawk, previstos para 2026, e dois bombardeiros Canadair, a serem entregues em 2030. Questionado sobre a notícia de que a Força Aérea possui aeronaves que poderiam ser usadas no combate a incêndios mas não o são por falta de kits, Nuno Melo clarificou que os aviões KC-390, embora possam ser equipados para esse fim em cenários como o do Brasil, não são os mais adequados para a realidade portuguesa, sendo os C-130 “aviões muito melhor preparados”.

A Ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, remeteu as explicações sobre este tema para o Ministro da Defesa, confirmando a articulação entre as diferentes entidades.

ai briefingEm resumo
O Governo vai investir 16 milhões de euros na aquisição de dois kits de combate a incêndios para aeronaves C-130, reforçando a capacidade aérea de combate a fogos. A medida, anunciada pelo Ministro da Defesa, visa equipar os aviões para transportar até 12 toneladas de água, embora a sua operacionalização só deva ocorrer a partir do próximo ano.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close