menulogo
Notícias Agora
user
Atualidade August 8, 2025

Área Ardida em 2025 Oito Vezes Superior à de 2024, Atingindo Quase 42 Mil Hectares

Os incêndios florestais já consumiram quase 42 mil hectares em Portugal desde o início do ano, um valor oito vezes superior ao registado no mesmo período de 2024 e o mais elevado desde 2022.

News ImageNews ImageNews Image

Estes dados, do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), evidenciam a severidade da atual época de incêndios, com a região Norte a concentrar a maioria da área ardida. De acordo com as estatísticas da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), entre 1 de janeiro e 5 de agosto registaram-se 5.211 incêndios que resultaram em 41.644 hectares de área ardida.

Este aumento drástico contrasta com o mesmo período do ano anterior, refletindo condições meteorológicas mais adversas e uma maior intensidade dos fogos.

A região Norte do país tem sido a mais afetada, concentrando 72% da área total ardida e 53% do número de ocorrências.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Porto foram particularmente fustigados nas últimas semanas.

Estes números alarmantes fornecem o contexto para as medidas excecionais tomadas pelo Governo, como o prolongamento da situação de alerta, e sublinham a urgência de estratégias de prevenção e combate mais eficazes para enfrentar um cenário de risco crescente.

ai briefingEm resumo
As estatísticas de incêndios de 2025 revelam um cenário preocupante, com a área ardida a atingir quase 42 mil hectares, um aumento de oito vezes em relação a 2024. A região Norte foi a mais castigada, concentrando a maior parte da destruição e das ocorrências, o que evidencia a severidade da época de fogos deste ano.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close