
Risco de Incêndio Leva a Encerramento Prolongado da Serra de Sintra e Monumentos
Na sequência do prolongamento da situação de alerta nacional, a Câmara Municipal de Sintra manteve o encerramento do perímetro florestal da Serra de Sintra e de vários monumentos icónicos até 13 de agosto. Esta medida preventiva visa reduzir o risco de ignição numa área de elevada sensibilidade ecológica e turística. De acordo com os comunicados da autarquia, a medida implica a "proibição de acesso, circulação e permanência em espaço florestal", bem como o fecho de monumentos como o Parque e Palácio Nacional da Pena, o Convento dos Capuchos, o Parque e Palácio de Monserrate, o Castelo dos Mouros e a Quinta da Regaleira. Apenas o Palácio Nacional de Sintra e o Palácio Nacional de Queluz permanecem abertos ao público. As restrições de acesso não se aplicam a veículos de socorro, emergência, entidades do Sistema Municipal de Proteção Civil, residentes, pessoas que exerçam atividade profissional na zona ou que prestem assistência a pessoas vulneráveis. Para garantir o cumprimento das medidas e a segurança da área, todos os trabalhos de limpeza foram interrompidos e a vigilância no perímetro florestal foi reforçada, numa parceria que envolve a GNR, Bombeiros, Parques de Sintra e o Exército Português. A decisão reflete a elevada preocupação com a proteção de um património classificado e de uma zona de grande afluência, particularmente vulnerável durante períodos de calor extremo.



Artigos
5




Atualidade
Ver mais
Homem ilegal em Portugal detido pela PSP no Colombo
A PSP deteve um homem no Centro Comercial Colombo depois de ter sido intercetado e de se ter verificado "que não possuía qualquer documento que lhe permitisse permanecer legalmente em Portugal ou no espaço Schengen".

Furta casa, é visto em carro roubado e foge da PSP no Estoril. Foi detido
A Polícia de Segurança Pública deteve um homem de 35 anos, "toxicodependente e sem-abrigo", por suspeitas de furto no Estoril. O homem levou uma 'Playstation', duas viaturas BMW e um Mercedes e ainda uns ténis.

Suspeitos de atear fogos em Cinfães, Felgueiras e Maia em preventiva
Os alegados incendiários de Felgueiras, Cinfães e da Maia, detidos pela Polícia Judiciária (PJ) nos últimos dois dias, ficaram em prisão preventiva após serem ouvidos pelas autoridades judiciárias, disse hoje fonte policial à Lusa.

Abertas 76 vagas para quem não conseguiu inscrever-se na Romaria d'Agonia
A VianaFestas abriu mais 76 vagas para o Desfile da Mordomia das festas de Viana do Castelo, especificamente para mulheres que contactaram a organização por não terem conseguido inscrever-se, mas considerou hoje existir um "aproveitamento político".