A grávida, de 37 anos e com 40 semanas de gestação, procurou assistência médica por diversas vezes entre 10 e 22 de junho, queixando-se de dores intensas. Passou pelas urgências dos hospitais de Setúbal, Barreiro, Garcia de Orta em Almada e Cascais, antes de ser finalmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. Segundo os relatos, em várias unidades foi informada de que "estava tudo bem" ou que não havia vaga para internamento. A Unidade Local de Saúde (ULS) Almada-Seixal, por exemplo, confirmou a observação da utente, mas afirmou que esta não apresentava "critérios clínicos para internamento". No Hospital de Santa Maria, o parto foi induzido, mas acabou por ser realizada uma cesariana de emergência. A bebé nasceu com batimentos cardíacos fracos e, apesar das manobras de reanimação, não sobreviveu. A IGAS anunciou que irá "acompanhar a avaliação" que as entidades hospitalares envolvidas estão a realizar, sem, para já, instaurar uma ação inspetiva própria, mas disponibilizando o seu apoio.
Morte de Bebé Após Recurso a Cinco Hospitais Leva a Investigação da IGAS
A morte de uma recém-nascida, após a mãe grávida ter recorrido a cinco hospitais diferentes na região de Lisboa e Setúbal ao longo de 13 dias, desencadeou uma investigação por parte da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS). O caso trágico expôs potenciais falhas na coordenação e capacidade de resposta dos serviços de obstetrícia do Serviço Nacional de Saúde (SNS).



Artigos
3
A PJ deteve um homem, de 61 anos, em Lisboa, por suspeitas de abusar sexualmente da sogra, de 93 anos, assim como de agredir a mulher, durante mais de 30 anos, uma filha e o neto.

Vítimas receberam tratamento hospitalar

Um homem de 63 anos foi encontrado sem vida, na manhã deste domingo, no campo de jogos de lazer situado no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, no concelho de Paredes. O homem terá estado mais de 12 horas ao frio e à chuva, antes de ser encontrado por um funcionário da Câmara Municipal de Paredes, que trata da limpeza do espaço, Ao que tudo indica, o homem de 63 anos terá estado num café que existe no local, de onde saiu depois das 19 horas. E terá caído quando desceu as escadas e ue dão acesso ao campo de jogos, onde ficou, ao frio e à chuva, até ser encontrado na manhã de domingo, já depois das 8 horas da manhã. Os Bombeiros Voluntários de Lordelo e a GNR de Lordelo estiveram no local a tomar conta da ocorrência. O corpo não apresentava nenhuma lesão visível, mas a Polícia Judiciária foi acionada, tendo sido descarta a intervenção de terceiros.

Cinco pessoas morreram e duas continuam desaparecidas na sequência da queda de um avião de transporte médico, na cidade de Galveston.






