A infiltração do PCC em Portugal representa uma séria ameaça à segurança nacional e um desafio para as forças policiais. A organização é conhecida pela sua estrutura hierárquica, violência e capacidade de operar a nível transnacional. O facto de quase um terço dos membros identificados já estar no sistema prisional português é visto com preocupação, uma vez que as prisões são frequentemente utilizadas por estes grupos como centros de recrutamento e comando de operações. Um procurador brasileiro alertou que a dimensão da presença do gangue "deveria preocupar portugueses", sublinhando a gravidade da situação. A utilização de Portugal como porta de entrada para o lucrativo mercado europeu de estupefacientes coloca o país na linha da frente do combate a uma das mais perigosas organizações criminosas da América do Sul, exigindo uma cooperação internacional reforçada e uma vigilância apertada sobre as atividades do grupo, tanto dentro como fora das prisões.
Maior Gangue do Brasil, PCC, com Forte Presença em Portugal
As autoridades confirmaram a presença significativa em Portugal do Primeiro Comando da Capital (PCC), a maior organização criminosa do Brasil, que estará a utilizar o país como uma plataforma estratégica para o tráfico de cocaína para a Europa. A revelação, feita por um magistrado brasileiro, indica que a rede conta com pelo menos 87 membros a atuar em território nacional, dos quais 29 já se encontram detidos em estabelecimentos prisionais portugueses.


Artigos
3Atualidade
Ver mais
ULS reforça resposta das equipas comunitárias de Saúde Mental com nova viatura elétrica

Presa, que já foi homem, agrediu três guardas na prisão feminina de Santa Cruz do Bispo e pegou fogo a cela em Tires, intoxicando cinco, volta a cadeia masculina.

Alerta foi manifestado numa carta enviada ao bastonário da ordem onde os médicos do hospital denunciam que a "situação tem sido recorrente".

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública informa que na Região Autónoma da Madeira, entre os dias 31 de Outubro e 6 de Novembro verificaram-se nada menos de 63 acidentes, que geraram 14 feridos ligeiros. Esta é a distribuição dos acidentes por concelhos e gravidade: A maior parte dos acidentes inclui-se na […]






