Tribunal da Relação de Lisboa confirma pena de 20 anos de prisão para 'Xuxas'
O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) confirmou a pena de 20 anos de prisão efetiva para Rúben Oliveira, conhecido como 'Xuxas', considerado o líder de uma vasta rede de tráfico de cocaína. A decisão mantém a condenação da primeira instância pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa para o tráfico e branqueamento de capitais. O acórdão do TRL, com quase 1900 páginas, rejeitou o recurso do Ministério Público, que pedia o agravamento da pena para 24 anos de prisão. No entanto, o tribunal concedeu provimento parcial ao recurso do arguido na parte referente à perda alargada de bens, reduzindo o valor do seu património considerado incongruente de 1,67 milhões de euros para cerca de 1,4 milhões. A defesa de Rúben Oliveira e do seu irmão, Dércio Oliveira, também condenado, já anunciou que irá recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça e, se necessário, para as instâncias europeias. Segundo a acusação, o grupo liderado por 'Xuxas' tinha "ligações estreitas" com organizações de narcotráfico do Brasil e da Colômbia, importando grandes quantidades de cocaína para Portugal desde 2019. A droga era introduzida no país através dos portos de Setúbal e Leixões e do aeroporto de Lisboa, dissimulada em contentores de fruta e outros bens, ou em malas de viagem. A organização utilizava sistemas de comunicação encriptados para coordenar as suas atividades.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
O presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, Fernando de Almeida, apelou hoje, na presença da ministra da Saúde, para uma revisão urgente dos estatutos e do modelo de financiamento da instituição. Considera que o quadro legal, inalterado desde 2012, está desatualizado e compromete a capacidade de resposta em saúde pública, uma situação apenas colmatada pelo "esforço coletivo" dos profissionais, como demonstrado durante a pandemia

O primeiro-ministro manifestou-se incomodado com a ocorrência de partos em ambulâncias, um problema que exige uma análise sistematizada. Luís Montenegro garantiu, no entanto, confiança total na ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e afastou qualquer ligação destes casos a ineficiências do SNS. O executivo promete empenho no reforço dos serviços de urgência e da acompanhamento obstétrico

O tempo na região vai acalmar durante este fim-de-semana, 8 e 9 de novembro. Depois de várias semanas e dias marcados pela chuva e trovoada, muitas vezes intensa, o sol regressa a todos os concelhos do distrito. A temperatura máxima vai oscilar entre os 13º e os 19º. E a mínima entre os 5º e […] The post Tempo acalma durante o fim-de-semana. Regresso da chuva marcado para segunda-feira first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.

Muitos nunca ouviram falar de doenças do trato genital masculino que podem comprometer a fertilidade, o bem-estar e a saúde sexual. Infeções sexualmente transmissíveis, como a gonorreia, também continuam fora do radar masculino. Termos como orquite ou epididimite são desconhecidos, o que revela um défice de literacia e de acompanhamento médico preventivo. Segundo o inquérito […] O conteúdo Os homens pouco ou nada sabem sobre infertilidade masculina aparece primeiro em Notícias de Cascais.







