A estratégia visa combater a sobrelotação das cadeias através de uma abordagem dupla: a criação de novas vagas e o reforço da aplicação de penas alternativas à reclusão. Segundo o relatório que acompanha o OE2026, o Ministério da Justiça considera esta meta "ambiciosa" e pretende alcançá-la através da "otimização dos estabelecimentos prisionais e reabilitação de áreas desocupadas", bem como pela continuação de projetos de construção já em curso. A aposta nas penas não privativas de liberdade é um pilar da estratégia, mas o executivo reconhece que o aumento do número de reclusos torna necessário o reforço do número de vagas. Para além do investimento direto no aumento da capacidade, está previsto um montante mais alargado de 292 milhões de euros para programas de reabilitação e melhorias gerais nos estabelecimentos prisionais e centros educativos, intervindo em áreas como salas de acolhimento e de visitas. A proposta orçamental contempla ainda 34 milhões de euros para políticas de reinserção social, com o objetivo de melhorar a empregabilidade de ex-reclusos em 20% e, consequentemente, reduzir a reincidência criminal. A proposta do OE2026, que prevê um crescimento económico de 2,3% e um excedente orçamental de 0,1% do PIB, será agora debatida e votada na Assembleia da República.
Governo Propõe Aumento de Vagas e Penas Alternativas para Combater Sobrelotação Prisional
O Governo português planeia investir 11 milhões de euros para aumentar em 5% a capacidade do sistema prisional, uma medida incluída na proposta do Orçamento do Estado para 2026.



Artigos
6
Os hospitais públicos têm de assegurar profissionais suficientes para garantir a alta dos utentes nos dias 24, 26 e 31 de dezembro, apesar da tolerância de ponto concedida pelo Governo, segundo um despacho enviado às Unidades Locais de Saúde e assinado pela ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Os hospitais públicos estão obrigados a garantir […]

O guarda da Universidade de Brown alertou a segurança do estabelecimento sobre a presença de Cláudio Valente do local, semanas antes do ataque que fez dois mortos e nove feridos. Mas ninguém quis saber.

Já são conhecidos os nomes mais usados para os bebés, em Portugal, em 2025. De menina, Maria volta a ficar no topo da lista; para menino, é Francisco. Maria continua a ser o nome preferido para dar a bebés do sexo feminino. Em 2025, há um total de 4.791 novas meninas com esse nome. Nos […] O conteúdo CONHEÇA OS NOMES MAIS POPULARES DE 2025 EM PORTUGAL aparece primeiro em 24Horas.

Comunidade Intermunicipal tem em vista intervencionar cerca de dois mil hectares, essencialmente de mato, e no futuro duplicar e triplicar este número.






