Os casos ocorrem maioritariamente nos grandes centros urbanos e no litoral, havendo uma “excelente” colaboração entre a PSP, a GNR e a PJ na identificação destas redes criminosas.
PSP Sinaliza Aumento de Tráfico Humano e "Importação de Crianças para Adoção"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um alerta sobre o aumento da sinalização de casos de tráfico de seres humanos em Portugal, identificando o país como um destino para exploração laboral, sexual e, de forma particularmente alarmante, para a “importação de crianças para adoção”. Esta declaração, do responsável pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), lança luz sobre uma vertente sombria e menos visível deste crime. Em entrevista à agência Lusa, João Ribeiro, diretor nacional-adjunto da PSP e responsável pela UNEF, afirmou: “Infelizmente temos tido sinais de que Portugal é também destino de tráfico de seres humanos para a exploração laboral, quer para a exploração sexual, quer também, infelizmente, alguns casos em que são processos para efeitos de importação, e peço desculpa pela expressão ser muito forte, importação de crianças para adoção”. Embora a competência de investigação pertença à Polícia Judiciária (PJ), a PSP desempenha um “papel fundamental em termos de prevenção”, especialmente na sinalização de situações suspeitas nos aeroportos. O responsável explicou que a PSP está a detetar situações em que “aparentemente familiares ou não familiares” chegam ao país com crianças, levantando suspeitas que motivam uma maior capacitação dos agentes de fronteira. João Ribeiro sublinhou que, embora os números sinalizados sejam “expressivos”, nem todas as situações investigadas pela PJ acabam por configurar o crime de tráfico de seres humanos.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Militar do posto de Mirandela pedia para infratores pagarem multas em dinheiro, alegando que terminal de multibanco não funcionava. Foi detido pela Polícia Judiciária.

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, deteve um homem de 30 anos, fortemente indiciado pela prática do crime de homicídio na forma tentada, ocorrido na tarde de 1 de Novembro, no concelho de Ribeira Grande, do qual foi vítima um homem de 24 anos. O crime terá sido motivado […]

Suspeito chegou a mostrar material íntimo da ex-mulher a familiares e amigos.

Inundação em centro educativo de Odivelas. Empresa municipal propõe 17 mil euros, mas lesada pede mais de 70 mil euros.






