Os casos ocorrem maioritariamente nos grandes centros urbanos e no litoral, havendo uma “excelente” colaboração entre a PSP, a GNR e a PJ na identificação destas redes criminosas.
PSP Sinaliza Aumento de Tráfico Humano e "Importação de Crianças para Adoção"
A Polícia de Segurança Pública (PSP) emitiu um alerta sobre o aumento da sinalização de casos de tráfico de seres humanos em Portugal, identificando o país como um destino para exploração laboral, sexual e, de forma particularmente alarmante, para a “importação de crianças para adoção”. Esta declaração, do responsável pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF), lança luz sobre uma vertente sombria e menos visível deste crime. Em entrevista à agência Lusa, João Ribeiro, diretor nacional-adjunto da PSP e responsável pela UNEF, afirmou: “Infelizmente temos tido sinais de que Portugal é também destino de tráfico de seres humanos para a exploração laboral, quer para a exploração sexual, quer também, infelizmente, alguns casos em que são processos para efeitos de importação, e peço desculpa pela expressão ser muito forte, importação de crianças para adoção”. Embora a competência de investigação pertença à Polícia Judiciária (PJ), a PSP desempenha um “papel fundamental em termos de prevenção”, especialmente na sinalização de situações suspeitas nos aeroportos. O responsável explicou que a PSP está a detetar situações em que “aparentemente familiares ou não familiares” chegam ao país com crianças, levantando suspeitas que motivam uma maior capacitação dos agentes de fronteira. João Ribeiro sublinhou que, embora os números sinalizados sejam “expressivos”, nem todas as situações investigadas pela PJ acabam por configurar o crime de tráfico de seres humanos.



Artigos
5
A PJ deteve um homem, de 61 anos, em Lisboa, por suspeitas de abusar sexualmente da sogra, de 93 anos, assim como de agredir a mulher, durante mais de 30 anos, uma filha e o neto.

Vítimas receberam tratamento hospitalar

Um homem de 63 anos foi encontrado sem vida, na manhã deste domingo, no campo de jogos de lazer situado no Parque do Rio Ferreira, em Lordelo, no concelho de Paredes. O homem terá estado mais de 12 horas ao frio e à chuva, antes de ser encontrado por um funcionário da Câmara Municipal de Paredes, que trata da limpeza do espaço, Ao que tudo indica, o homem de 63 anos terá estado num café que existe no local, de onde saiu depois das 19 horas. E terá caído quando desceu as escadas e ue dão acesso ao campo de jogos, onde ficou, ao frio e à chuva, até ser encontrado na manhã de domingo, já depois das 8 horas da manhã. Os Bombeiros Voluntários de Lordelo e a GNR de Lordelo estiveram no local a tomar conta da ocorrência. O corpo não apresentava nenhuma lesão visível, mas a Polícia Judiciária foi acionada, tendo sido descarta a intervenção de terceiros.

Cinco pessoas morreram e duas continuam desaparecidas na sequência da queda de um avião de transporte médico, na cidade de Galveston.






