O relatório preliminar sobre o trágico acidente com o Elevador da Glória, que vitimou 16 pessoas, revelou uma série de falhas graves na manutenção, nos equipamentos e na supervisão, abrindo caminho a uma investigação criminal por homicídio por negligência. O documento, divulgado pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF), concluiu que o cabo que se rompeu “não respeitava as especificações da Carris, nem estava certificado para uso em transporte de pessoas”. A investigação apurou que a Carris, no processo de compra, enviou por engano as especificações de um cabo destinado ao Elevador de Santa Justa.
Além disso, o relatório aponta “falhas e omissões na manutenção”, constatando que as inspeções previstas para o dia do acidente, embora registadas como executadas, não terão sido efetuadas.
A investigação detetou ainda falta de formação dos funcionários da empresa subcontratada para a manutenção, a MNTC (Main), e ausência de supervisão adequada por parte da Carris. Na sequência destas revelações, o presidente e todo o conselho de administração da Carris apresentaram a sua demissão, que foi aceite pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. O representante legal da empresa de manutenção, Gustavo Pita Soares, foi ouvido como testemunha no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, que instaurou um inquérito-crime para apurar as responsabilidades.
O Governo, por sua vez, admitiu existir uma “lacuna na área da supervisão” destes equipamentos e mandatou o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) para preparar nova legislação.
Em resumoO relatório preliminar sobre o acidente do Elevador da Glória expôs uma cadeia de negligências, desde a aquisição de um cabo inadequado à falsificação de registos de manutenção e à falta de supervisão. Estas conclusões levaram à demissão da administração da Carris e ao início de um inquérito-crime, colocando em evidência a necessidade urgente de rever os protocolos de segurança e fiscalização dos transportes históricos em Portugal.