O ex-desembargador, acusado de corrupção e abuso de poder, afirmou sentir-se “ultrajado” pela forma como foi constituído arguido antes mesmo de ser ouvido, descrevendo o interrogatório inicial como tendo ocorrido num “espaço físico pequeno e intimidatório”. A sua defesa centrou-se em justificar as suas ações como sendo de boa-fé, mas as suas explicações sobre a distribuição de processos a determinados magistrados, em vez do sorteio eletrónico, geraram desconfiança por parte dos juízes. A tensão no julgamento culminou com o advogado de Vaz das Neves a instruí-lo a cessar as declarações, considerando as perguntas do tribunal como “redundantes”. O julgamento, que envolve outros 15 arguidos, incluindo os ex-desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante, tem custos diários elevados para o Estado, superiores a 750 euros, justificados pelo Presidente do Supremo Tribunal de Justiça com a necessidade de garantir uma imagem de dignidade processual, dado o estatuto dos arguidos.
Ex-presidente da Relação de Lisboa defende-se em julgamento da Operação Lex
O julgamento da Operação Lex, que investiga crimes de corrupção e abuso de poder no seio da magistratura, prossegue com o depoimento do principal arguido, o ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, Luís Vaz das Neves. O ex-juiz garantiu ter agido sempre de “boa-fé” e negou qualquer manipulação na distribuição de processos, embora as suas explicações não pareçam ter convencido o coletivo de juízes. Durante as sessões, que decorrem no antigo Tribunal Militar de Lisboa, Vaz das Neves admitiu erros no “método” utilizado para atribuir processos, mas rejeitou ter cometido crimes.



Artigos
12
Na véspera de Natal, quando os corredores do Hospital de Abrantes costumam mergulhar num silêncio pesado, um riso inesperado ecoa por portas entreabertas. É o Pai Natal, seguido por duendes, figuras coloridas e corações de balão, que chega para lembrar que, mesmo ali, a magia não fica à porta. É assim, há mais de uma […] O conteúdo Pai Natal e duendes levam conforto a doentes internados em Abrantes (c/áudio) aparece primeiro em Médio Tejo.

Do estado do tempo às tradições. Tudo o que precisa de saber com o Natal à porta

Os dois homens detidos por roubos e furtos qualificados em vários concelhos dos distritos de Aveiro e do Porto, vão...

Dois homens foram detidos na segunda-feira, no Porto, por suspeita de tráfico de drogas em encomendas com origem nos Estados Unidos da América, anunciou a Polícia Judiciária (PJ). Em comunicado, aquela força de investigação refere que os suspeitos, de 45 e 46 anos, “foram detidos […] O post PJ detém dois suspeitos de tráfico de droga em encomendas vindas dos Estados Unidos aparece primeiro no Jornal Renovação.







