O novo julgamento deverá reavaliar toda a prova e determinar as responsabilidades pela tragédia que ocorreu há sete anos.
Tribunal da Relação de Évora anula absolvições e manda repetir julgamento do caso de Borba
O Tribunal da Relação de Évora determinou a repetição do julgamento do caso da derrocada de um troço da Estrada Municipal 255 em Borba, que em 2018 causou a morte de cinco pessoas. Esta decisão anula a absolvição de todos os seis arguidos, proferida em primeira instância pelo Tribunal de Évora, e representa uma reviravolta significativa num dos casos de negligência com consequências trágicas mais mediáticos dos últimos anos. As juízas desembargadoras deliberaram por unanimidade o reenvio do processo, sustentando a decisão em “contradição insanável na fundamentação da decisão” e “erro notório na apreciação da prova” por parte do tribunal de primeira instância. Segundo o acórdão da Relação, o “risco de desmoronamento e de colapso da Estrada Municipal 255 era conhecido de todos os arguidos”, contrariando a conclusão anterior que os ilibava. Os arguidos no processo são dois ex-autarcas e técnicos de entidades públicas e privadas. O advogado de defesa dos ex-autarcas manifestou surpresa com a decisão, afirmando que os seus constituintes rejeitam qualquer responsabilidade pelo acidente e esperam que o novo julgamento o reconheça. A decisão da Relação de Évora foi motivada por um recurso do Ministério Público, que não concordou com a absolvição geral dos arguidos, que incluíam acusações de homicídio por omissão e violação das regras de segurança.



Artigos
14
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação As acções de fiscalização, policiamento e combate à criminalidade levadas a cabo pelo Comando Territorial de Beja da GNR entre os dias 15 e 21 de Dezembro resultaram na detenção de seis pessoas, na apreensão de droga e na detecção de centenas de infracções rodoviárias no distrito. Em comunicado, o Comando Territorial de Beja esclarece […] O Artigo Seis detenções e apreensão de droga em operações da GNR no distrito de Beja o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

O Grupo Águas de Portugal lançou o concurso para o Estudo Prévio e Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da futura central de dessalinização de água do mar de Sines, anunciou o Governo. O anúncio do “primeiro passo para a dessalinizadora de Sines” foi feito em comunicado pelo Ministério do Ambiente e Energia, que recorda que […]

Para famílias com crianças, há pontos importantes a considerar na escolha do seguro de saúde. Saiba o que ter em atenção e o que deve analisar antes de tomar uma decisão. O conteúdo Seguro de saúde para famílias com crianças: O que deve incluir? aparece primeiro em Doutor Finanças - Cuidamos da sua saúde financeira.

Sete pessoas perderam a vida e 240 condutores foram detidos nos primeiros seis dias da operação de Natal e Ano Novo da Guarda Nacional Republicana (GNR), que decorreu entre 18 e 23 de dezembro. Os dados foram divulgados esta quarta-feira pela força de segurança.







