Sindicato denuncia atrasos superiores a uma hora na resposta de ambulâncias do INEM
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) denunciou a existência de atrasos graves, por vezes superiores a uma hora, no envio de ambulâncias para pedidos de socorro urgentes. A situação é particularmente crítica na Área Metropolitana de Lisboa. O STEPH alertou para "várias dezenas de emergências em espera para o envio de ambulâncias", uma situação que considera "indigna de um país minimamente desenvolvido". O sindicato atribui esta demora a medidas recentes da nova administração do INEM, que, segundo alega, levaram ao "encerramento de ambulâncias" em detrimento do reforço de postos de atendimento nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Esta denúncia surge num período de grande pressão sobre os serviços de saúde, com a epidemia de gripe a sobrecarregar as urgências hospitalares, o que também contribui para os atrasos na libertação das ambulâncias que ficam retidas nos hospitais. A direção do INEM admite a existência de constrangimentos devido à falta de meios, mas garante que o sistema de triagem continua a dar prioridade aos casos mais graves. A controvérsia intensificou-se com uma comunicação interna do novo presidente do INEM, que avisou que quem "resista à mudança" será excluído, uma declaração que levou o sindicato a exigir um pedido de desculpas.



Artigos
6
Durante séculos, o nascimento de Jesus foi colocado a 25 de dezembro. Hoje, contas feitas por historiadores e astrónomos apontam para outra altura do ano e até para outro século

Um em cada 10 portugueses adrmite sentir-se sozinho a maior parte do tempo. Ordem dos Psicólogos alerta o Governo para "um dos grandes desafios da nossa sociedade"

Na semana passada, entre 15 e 21 de dezembro, foram contabilizadas 4739 consultas de doentes agudos nos cuidados de saúde primários, das quais 2274 corresponderam a infeções respiratórias, confirmando uma intensificação significativa da procura neste nível de cuidados.

Detido está em liberdade condicional desde setembro Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: PSP deteve homem em liberdade condicional após roubo por esticão na via pública







