A sanção, que o impediu de disputar a Supertaça Europeia contra o Tottenham e a primeira jornada da Ligue 1, resultou da sua expulsão na final do Mundial de Clubes.
O incidente ocorreu nos minutos finais da partida contra o Chelsea, quando o PSG perdia por 3-0.
O jovem de 20 anos reagiu a uma provocação de Marc Cucurella, puxando-lhe os cabelos, o que levou o árbitro a mostrar-lhe o cartão vermelho direto.
Esta foi a primeira expulsão na carreira do jogador, que se tinha afirmado como uma figura central na equipa de Luis Enrique na época anterior, com 59 jogos, sete golos e dez assistências.
Apesar de as competições serem organizadas por entidades diferentes (FIFA e UEFA), o ato foi considerado antidesportivo, resultando numa suspensão que transitou para as provas seguintes. A ausência de Neves foi um contratempo significativo para o PSG, que teve de encontrar soluções para o meio-campo num dos primeiros jogos decisivos da época. Segundo o RMC Sport, o clube traçou um plano de treinos individualizado para o médio, com o objetivo de o manter na melhor forma física até ao seu regresso à competição.