O resultado deixa a eliminatória totalmente em aberto para a segunda mão, que se realizará em Lisboa.
A partida no Estádio Şükrü Saracoğlu foi descrita como um "morninho duelo tático, sem espectáculo", pautado pelo equilíbrio e por uma intensa batalha a meio-campo.
O Benfica, orientado por Bruno Lage, apresentou-se com uma estratégia de contenção, conseguindo anular as principais ameaças ofensivas da equipa de José Mourinho e prolongando para quatro jogos oficiais o seu registo de início de época sem sofrer golos. Apesar da solidez defensiva, com destaque para as exibições de Otamendi e António Silva, os encarnados revelaram dificuldades no setor ofensivo, criando poucas oportunidades claras de golo.
A análise de José Mourinho no final do jogo foi contundente: "Uma equipa que quis empatar e empatou e uma equipa que quis ganhar mas não teve qualidade para isso". Em resposta, Bruno Lage garantiu que a sua equipa está bem viva na eliminatória.
O ambiente em Istambul foi, como esperado, "infernal", com os adeptos turcos a exercerem uma forte pressão, mas a equipa portuguesa demonstrou maturidade e controlo emocional para segurar um resultado que lhe permite decidir o apuramento perante os seus adeptos.
A eliminatória, que vale milhões, será assim decidida no Estádio da Luz.