A medida, que entra em vigor já na presente temporada 2025/26, visa melhorar a experiência dos adeptos e aumentar as audiências televisivas a nível global.
A final da principal competição de clubes da Europa deixará o seu horário tradicional das 20h00 para passar a ter o apito inicial às 17h00 (hora de Portugal Continental).
Segundo um comunicado oficial do organismo, a decisão foi tomada a pensar nos adeptos que se deslocam para assistir ao jogo. A UEFA explicou que a mudança «significará um acesso mais fácil aos transportes públicos, especialmente depois do jogo, tornando a viagem de regresso mais segura e conveniente».
O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, reforçou esta perspetiva, afirmando: «Com esta mudança, pretendemos colocar em primeiro lugar a experiência dos adeptos».
Para além do conforto e segurança dos espetadores no estádio, a alteração tem também um objetivo comercial claro: maximizar a audiência televisiva global.
Ao realizar o jogo mais cedo, a UEFA espera alcançar números recorde de espetadores em diferentes fusos horários, especialmente nos mercados asiáticos.
A final desta época, que já adotará o novo horário, está agendada para a Puskas Arena, em Budapeste, na Hungria.