Ousmane Dembélé, extremo do Paris Saint-Germain, foi coroado o melhor jogador do mundo ao vencer a Bola de Ouro 2025, um prémio que reconhece a sua época excecional, na qual foi fundamental para a conquista inédita da Liga dos Campeões pelo clube parisiense. O pódio foi completado por Lamine Yamal, do Barcelona, e pelo colega de equipa de Dembélé, o português Vitinha. Aos 28 anos, Dembélé atingiu o auge da sua carreira, superando um período de dificuldades para se afirmar como a principal figura do futebol mundial.
Na temporada 2024/25, o internacional francês registou números impressionantes, com 35 golos e 14 assistências em 53 jogos, liderando o PSG não só ao título europeu, mas também à conquista da Ligue 1, Taça de França e Supertaça.
A sua vitória na votação foi expressiva, somando 1.380 pontos, 321 a mais que o segundo classificado, Lamine Yamal (1.059 pontos).
A mãe do jogador, Fatimata Dembélé, expressou a sua emoção: "A Bola de Ouro é realmente algo especial.
(...) Nunca pensámos que chegaríamos lá".
A consagração de Dembélé foi vista como a concretização do potencial que demonstrava desde o início da sua carreira no Rennes, sendo agora reconhecido oficialmente como o melhor do mundo pela prestigiada revista France Football.
Em resumoOusmane Dembélé venceu a Bola de Ouro 2025 de forma clara, culminando uma temporada de grande sucesso individual e coletivo, onde foi a peça central na histórica conquista da Liga dos Campeões pelo PSG. A sua performance superou a concorrência de Lamine Yamal e do seu colega de equipa Vitinha.