As vitórias de Sporting, FC Porto e SC Braga permitiram encurtar significativamente a distância para a cobiçada posição. A primeira semana das fases de grupos das competições europeias foi extremamente positiva para as aspirações portuguesas.

Com as vitórias de SC Braga sobre o Feyenoord (1-0), do FC Porto em Salzburgo (1-0) e do Sporting contra o Kairat (4-1), Portugal somou pontos importantes, sendo a derrota do Benfica a única exceção.

Em contrapartida, os Países Baixos tiveram uma semana para esquecer: na Liga dos Campeões, PSV e Ajax perderam os seus jogos, e na Liga Europa, Feyenoord, Utrecht e Go Ahead Eagles também foram derrotados.

Este cenário permitiu a Portugal, atualmente no sétimo lugar com 58,666 pontos, reduzir a diferença para os Países Baixos (sexto lugar, 61,866 pontos) para pouco mais de três mil pontos.

A importância do sexto lugar é crucial, pois garante duas vagas diretas na fase de liga da Liga dos Campeões e uma terceira nas pré-eliminatórias.

Embora os Países Baixos ainda mantenham seis equipas em prova contra as quatro de Portugal, o futuro parece promissor, uma vez que na próxima época os neerlandeses perderão os pontos de uma temporada historicamente forte (2021/22), o que poderá facilitar a ultrapassagem portuguesa.