De acordo com uma investigação da Bloomberg, a entidade que rege o futebol europeu pretende abandonar o modelo tradicional de venda de direitos mercado a mercado, com contratos limitados a três anos.
O novo sistema poderá permitir que uma única entidade adquira os direitos para vários mercados em simultâneo ou até mesmo um pacote global, transmitindo os jogos para todo o mundo.
Esta alteração é vista como uma resposta ao crescente interesse das grandes plataformas de streaming em eventos desportivos de grande dimensão.
Além disso, a UEFA avalia a possibilidade de oferecer contratos de longo prazo, algo que não acontece há duas décadas devido a restrições da Comissão Europeia. O sucesso de um acordo plurianual nos Estados Unidos, onde a Paramount garantiu os direitos até 2030 por 1,5 mil milhões de dólares, serve de modelo para esta nova abordagem. O novo formato da Liga dos Campeões, com mais jogos na fase de liga, já resultou num aumento de 18% nas receitas de transmissão nos principais mercados, e a UEFA pretende capitalizar ainda mais este crescimento com um modelo de venda mais flexível e lucrativo.














