As vitórias do FC Porto e do SC Braga na Liga Europa foram determinantes para esta ascensão.
Graças aos triunfos sobre o Estrela Vermelha e o Celtic, respetivamente, Portugal acumulou 800 pontos, ultrapassando a Inglaterra e a Dinamarca no ranking da presente época, atingindo um total de 6.800 pontos.
Este desempenho é crucial no novo formato das competições da UEFA, onde os dois países com melhor coeficiente numa única temporada garantem uma vaga extra na fase de ligas da Liga dos Campeões do ano seguinte.
Se a época terminasse agora, Portugal teria direito a uma terceira equipa com entrada direta na principal prova de clubes. No entanto, os artigos alertam que esta é uma fase muito inicial da temporada e que o bom posicionamento de Portugal se deve, em parte, à participação de várias equipas nas fases preliminares, enquanto países como Inglaterra, Espanha e Alemanha só agora têm todos os seus clubes em competição. No ranking geral de cinco anos, que define as vagas para 2027/28, Portugal consolidou o sétimo lugar com 59.466 pontos, aproximando-se dos Países Baixos (sexto lugar) e distanciando-se da Bélgica (oitavo).
As derrotas do Benfica e do Sporting na Liga dos Campeões não permitiram somar pontos, mas os desaires dos clubes belgas e de alguns neerlandeses ajudaram a manter as distâncias.














