O regresso de José Mourinho a Stamford Bridge ficou marcado por um golo na própria baliza de Richard Ríos, que ditou o resultado final e complicou as contas europeias dos encarnados.

A partida, referente à segunda jornada da fase de liga, viu um Benfica a dar uma resposta positiva após o desaire inaugural.

A equipa portuguesa entrou bem no jogo e esteve perto de marcar primeiro, quando Dodi Lukebakio acertou no poste. No entanto, a sorte esteve do lado da equipa da casa, que chegou à vantagem aos 18 minutos num lance infeliz: um cruzamento de Alejandro Garnacho foi desviado por Richard Ríos para o fundo da própria baliza. O momento gerou frustração no jogador colombiano, que no final do jogo pediu desculpa aos adeptos.

A primeira parte ficou ainda marcada pela tensão entre os adeptos benfiquistas e o ex-jogador Enzo Fernández, obrigando José Mourinho a intervir para pedir calma.

Na segunda parte, o Benfica assumiu mais o controlo do jogo e procurou o empate, mas revelou falta de objetividade no último terço.

A situação complicou-se com a lesão de António Silva.

No final, Mourinho analisou a exibição com um misto de frustração e otimismo: “Há perder e perder. Há perder e ter vergonha de sair de casa e há perder e ter a sensação de que se fez coisas bem, com atitude e coragem”. O técnico já projetou o clássico com o FC Porto, afirmando que “o Chelsea é melhor do que o FC Porto”, como forma de motivar os seus jogadores.