A nova competição serve como uma segunda prova de clubes europeus e oferece ao vencedor um lugar nas qualificações da Liga dos Campeões da época seguinte. A Taça Europa Feminina foi lançada pela UEFA nesta temporada com o objetivo de aumentar a visibilidade do futebol feminino e criar uma segunda via competitiva para clubes que não alcançaram a Liga dos Campeões.
Portugal está representado pelo Sporting, vice-campeão nacional que foi eliminado nas pré-eliminatórias da Champions, e pelo SC Braga, terceiro classificado do campeonato.
Na primeira mão da segunda pré-eliminatória, o Sporting recebeu e venceu as campeãs suecas do Rosengard por 3-0, em Alcochete, com golos de Madison Haugen, Carolina Santiago e Flor Bonsegundo.
Por sua vez, o SC Braga deslocou-se à Bélgica, onde empatou 1-1 com o Anderlecht; Zoi van de Ven marcou o golo das minhotas.
O vencedor da competição garante um lugar na terceira pré-eliminatória do caminho dos campeões da Liga dos Campeões da temporada seguinte. A presença de três clubes portugueses nas competições femininas da UEFA é vista como um "sinal claro da evolução e consolidação do futebol feminino nacional".














