O Sporting sentiu dificuldades em contrariar a pressão e a organização tática do adversário, que parecia controlar o rumo dos acontecimentos.
No entanto, o momento decisivo do jogo ocorreu em cima do intervalo, quando Emerson Palmieri, que já tinha um cartão amarelo, foi expulso por simulação de uma grande penalidade, uma decisão confirmada pelo VAR.
A expulsão alterou drasticamente a dinâmica da partida, obrigando o Marselha a adotar uma postura mais defensiva na segunda parte.
Com superioridade numérica, o treinador do Sporting, Rui Borges, fez ajustes táticos ao intervalo e lançou jogadores que se revelariam decisivos.
Aos 69 minutos, Geny Catamo, que celebrava o seu 100.º jogo pelo clube, marcou o golo do empate após um passe de Pedro Gonçalves. O golo da vitória surgiu aos 86 minutos, por intermédio de Alisson Santos, cujo remate desviou num adversário e selou a reviravolta.
O técnico do Marselha, Roberto De Zerbi, admitiu que a expulsão condicionou totalmente a sua estratégia: «Foi um jogo completamente diferente do que preparámos e uma forma de jogar diferente do que estamos habituados a treinar».













