Este novo capítulo na batalha legal mantém em aberto o futuro do modelo competitivo do futebol europeu, com os tribunais a desempenharem um papel cada vez mais central na definição das regras e do poder das instituições desportivas.
Tribunal de Madrid dá novo fôlego à Superliga em decisão contra UEFA e FIFA
Um tribunal de Madrid proferiu uma decisão desfavorável à UEFA e à FIFA, acusando os organismos de abuso de posição dominante ao tentarem impedir a criação da Superliga Europeia. A sentença abre a porta a um pedido de indemnização multimilionário por parte do Real Madrid e da empresa promotora da competição. Na sua deliberação, o tribunal madrileno negou um recurso da UEFA e da FIFA, confirmando que os organismos que regem o futebol europeu e mundial atribuíram a si mesmos “o poder discricionário de impedir a participação dos clubes europeus em competições alternativas”. Esta decisão foi vista como uma vitória para os promotores da Superliga, que argumentam que o monopólio da UEFA sobre as competições de clubes é ilegal. Em reação, o Real Madrid anunciou que, juntamente com a organizadora da Superliga, irá pedir uma indemnização superior a quatro mil milhões de euros, alegando prejuízos financeiros decorrentes da oposição da UEFA ao projeto. No entanto, a UEFA e a La Liga desvalorizaram o impacto da sentença. O organismo europeu garantiu que a decisão “não valida o projeto abandonado”, enquanto Javier Tebas, presidente da La Liga, também minimizou as suas implicações.



Artigos
5Desporto
Ver mais
Treinador desespera pela chegada do mercado de janeiro e até lá tem como objetivo prioritário manter a equipa ‘viva’ na corrida ao título.

Central polaco sente dores há algumas semanas. Saiu com queixas no último jogo em Famalicão.

Rui Costa e José Mourinho indignados com os erros dos árbitros contra o Benfica e aqueles a favor do Sporting

O ruído negativo em redor do futebol não para nem diminui. Por mais campanhas e apelos que se façam diariamente há matéria para a agitação. Em muitas das vezes por erros grosseiros inexplicáveis, muito difíceis de compreender. O recurso ao vídeo árbitro é uma ferramenta imprescindível. Tem evitado resultados injustos por más decisões involuntárias. Por […]






