A equipa orientada por Rui Borges encara o jogo como uma oportunidade para "mostrar o que muitos dados disseram que valia", procurando uma exibição de honra. Nos treinos, o técnico já contou com o regresso de João Simões, que recuperou de lesão, e promoveu a reintegração de Diomande à titularidade, que deverá fazer dupla com Gonçalo Inácio.

A preparação tática inclui a possibilidade de Geovany Quenda render o lesionado Pote.

Do lado do Club Brugge, a preparação foi marcada por um percalço significativo: uma greve geral no aeroporto na Bélgica alterou os planos da comitiva, que teve de adiar a viagem para Lisboa, chegando mais tarde do que o previsto e cancelando o habitual reconhecimento do relvado e as conferências de imprensa em Alvalade. Apesar disso, os belgas chegam a Portugal motivados, após uma vitória por 1-0 sobre o Charleroi no seu campeonato, que os mantém no segundo lugar.

O antigo guarda-redes De Wilde alertou o Sporting para o "grande momento" do Brugge, recordando a derrota leonina na época passada.

O jogo será também especial para o internacional português Carlos Forbs, figura do Club Brugge, que regressa a Alvalade, a casa onde ambicionou chegar ao estrelato.