Esta partida insere-se num calendário de dezembro particularmente difícil para os leões, que terão de gerir o desgaste físico e mental para se manterem competitivos. A importância do jogo é acentuada pelo contexto histórico, com a memória da eliminatória de 2009, em que o Bayern se impôs de forma expressiva, a servir de pano de fundo para um Sporting que procura agora reescrever a história. Para dirigir o encontro, foi nomeado o árbitro escocês Nick Walsh, de 35 anos.
Do lado do Bayern Munique, a ausência mais notória é a do avançado colombiano Luis Díaz.
O jogador foi suspenso por dois jogos pela UEFA após uma expulsão por "jogo violento grave" na partida contra o Paris Saint-Germain, onde uma falta sobre Achraf Hakimi resultou numa lesão para o jogador marroquino. Apesar de o clube bávaro ter recorrido e conseguido uma redução da sanção inicial de três para dois jogos, Díaz já cumpriu uma partida de suspensão contra o Arsenal e falhará, assim, a receção ao Sporting.
A sua ausência representa um desfalque significativo para o ataque alemão, visto que o extremo somava 13 golos e seis assistências em 20 jogos na sua primeira época pelo clube.














