A estrutura das competições da UEFA assegura uma segunda oportunidade para as equipas que falham a entrada na prova principal.
O derrotado da eliminatória do 'play-off' da Liga dos Campeões entre o Benfica e o Fenerbahçe transitará diretamente para a fase de liga da Liga Europa.
Esta transição não só mantém os clubes em competição internacional, como também oferece uma significativa compensação financeira.
Os artigos detalham que a equipa eliminada receberá 4,29 milhões de euros pela participação no 'play-off', acrescidos de 4,31 milhões pela entrada na fase de grupos da Liga Europa, totalizando um encaixe mínimo de 8,6 milhões de euros.
José Mourinho, treinador do Fenerbahçe, já comentou esta possibilidade, afirmando que, embora a ambição seja a Liga dos Campeões, a Liga Europa é uma competição que a sua equipa tem condições para vencer. "Se o Fenerbahçe for para a Liga Europa é possível ganhar", declarou o técnico português, reconhecendo o nível competitivo da prova. Este sistema de transição enriquece a Liga Europa, que passa a contar com equipas que, à partida, teriam nível para competir na prova máxima da UEFA.