As declarações surgiram no contexto da eliminatória do 'play-off' da Liga dos Campeões, onde o derrotado transita para a segunda prova da UEFA. Ao antecipar o confronto com o Benfica no 'play-off' da Liga dos Campeões, José Mourinho foi pragmático quanto às ambições do Fenerbahçe nas competições europeias.
O técnico português distinguiu claramente os dois palcos, afirmando que vencer a Liga dos Campeões seria uma "missão impossível", mas que a Liga Europa apresenta um cenário diferente. "Se o Fenerbahçe for para a Liga Europa é possível ganhar.
Na época passada fomos eliminados nos penáltis", recordou Mourinho, referindo-se à campanha anterior do clube na competição.
Esta visão estratégica revela a ambição do treinador em conquistar um troféu europeu com o clube turco, reconhecendo que a Liga Europa é um objetivo mais realista e alcançável. As suas palavras também servem para motivar a equipa e os adeptos, mostrando que, mesmo em caso de eliminação da prova principal, a temporada europeia continuará com um objetivo claro e aliciante: lutar pela conquista da Liga Europa.
Mourinho também aproveitou para colocar pressão no Benfica, sugerindo que o clube português "não está feliz" por ter de defrontar o Fenerbahçe, pois "sabem que somos mais fortes" do que o Feyenoord, o outro possível adversário.