O estudo, publicado na revista *Nature Communications*, analisou quase dois milhões de genomas bacterianos e descobriu que o gene npmA2 viaja num fragmento de ADN móvel, atuando como um "cavalo de Troia" que se pode incorporar em diversas bactérias já perigosas. A sua presença foi identificada em agentes patogénicos como *Clostridioides difficile*, causador de infeções intestinais graves, e *Enterococcus faecium*, responsável por infeções hospitalares com uma taxa de mortalidade de até 30% em Espanha. Carlos Serna, coautor do estudo, afirmou que "o gene npmA2 torna estas infeções praticamente incuráveis". Bruno González-Zorn, diretor da investigação, reforçou a urgência da situação: "Se não agirmos agora, caminhamos para uma era em que uma simples infeção voltará a ser fatal". A descoberta sublinha a necessidade crítica de novas estratégias para combater a resistência aos antibióticos e de uma monitorização mais rigorosa do seu uso, antes que esta "pandemia silenciosa" se torne incontrolável.
Gene de Resistência a Antibióticos "npmA2" Propaga-se Globalmente
Uma equipa internacional de cientistas, liderada pela Universidade Complutense de Madrid, alertou para a disseminação global de um gene chamado npmA2, que confere às bactérias uma resistência completa aos aminoglicosídeos, uma classe de antibióticos essencial para tratar infeções graves. Este gene, descrito como um "fantasma" por ser praticamente desconhecido até agora, foi detetado em amostras humanas, animais e ambientais em seis países, confirmando a sua propagação por hospitais e explorações agrícolas.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







