Publicado na *Nature Biomedical Engineering*, o estudo revelou que a combinação de uma vacina de mRNA não específica com medicamentos de imunoterapia tradicionais gerou uma forte resposta de combate ao tumor nos roedores. Elias Sayour, oncologista pediátrico e líder do estudo, descreveu a descoberta como "muito inesperada e empolgante", explicando que mesmo uma vacina não direcionada a um tumor específico pode induzir "efeitos tumorais específicos". Isto sugere que a tecnologia pode ser comercializada como uma vacina universal. Duane Mitchell, coautor, acrescentou que esta abordagem representa um "terceiro paradigma emergente" no tratamento oncológico, com potencial para ser "amplamente utilizado em pacientes com cancro". A equipa está agora a trabalhar para iniciar um ensaio clínico em humanos. A tecnologia de mRNA funciona fornecendo às células as instruções para produzirem proteínas específicas, neste caso, proteínas que o sistema imunitário identifica como invasoras, desencadeando uma resposta de defesa que pode ser direcionada contra as células cancerígenas.
Vacina de mRNA Universal Contra o Cancro Mostra Resultados Promissores
Cientistas da Universidade da Flórida anunciaram o desenvolvimento de uma nova vacina de mRNA que poderá ajudar a curar "todos os pacientes com cancro", com base em estudos promissores realizados em ratos. A tecnologia, semelhante à utilizada nas vacinas contra a COVID-19, demonstrou ser capaz de sensibilizar o sistema imunitário para combater tumores de forma específica para cada paciente, abrindo a porta para uma potencial vacina universal e pronta a usar.



Artigos
3Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







