Em Portugal, o padrão epidemiológico tem vindo a sofrer alterações. A hepatite A, outrora comum na infância, regista agora surtos esporádicos, com cerca de cinquenta casos no primeiro semestre de 2025, alguns associados a práticas sexuais de risco. Catarina Pereira, especialista em Medicina Interna, aponta esta como uma das possíveis justificações para o aumento geral de casos. A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) realça a importância da vacinação para grupos de risco. Relativamente às hepatites B e C, que podem evoluir para doença crónica, Portugal atingiu a meta de 95% de cobertura vacinal para a hepatite B. No entanto, apesar das elevadas taxas de cura para a hepatite C (superiores a 97%), uma percentagem significativa de doentes (mais de 30%) inicia o tratamento em fases já avançadas da doença, o que reforça a necessidade de um diagnóstico mais precoce. A hepatite D, que afeta exclusivamente pessoas com hepatite B, é a forma mais grave, mas já dispõe de um tratamento eficaz recentemente aprovado pelo Infarmed. A Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG) junta-se ao apelo da OMS para eliminar a doença, destacando que, apesar dos avanços, o caminho para a eliminação até 2030 exige um esforço contínuo em prevenção, rastreio e tratamento.
Aumento de Casos de Hepatites Virais Marca Dia Mundial da Doença
No âmbito do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, assinalado a 28 de julho, especialistas alertam para o aumento do número de casos em Portugal e reforçam a urgência de atingir as metas de eliminação da doença até 2030, definidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As hepatites virais continuam a ser um grave problema de saúde pública, sendo responsáveis por 8.000 novas infeções diárias a nível global.


Artigos
3Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







