O estudo, publicado no *Annals of Internal Medicine*, surge num momento em que a desinformação sobre vacinas continua a ser um problema global, muitas vezes amplificado por ferramentas de Inteligência Artificial. Investigações sobre chatbots de IA revelaram que estes podem ser facilmente programados para gerar desinformação sobre saúde, incluindo alegações falsas sobre vacinas causarem autismo. Num estudo, 88% das respostas de saúde geradas por IA continham informações falsas, embora apresentadas com um tom formal e referências fabricadas que as faziam parecer legítimas. A teoria original que ligava a vacina MMR (sarampo, papeira e rubéola) ao autismo baseou-se num estudo fraudulento de 1998, que foi posteriormente retratado. Apesar de ter sido desacreditado por inúmeros estudos, o mito persiste, alimentado por ativistas anti-vacinas. Niklas Andersson, um dos autores do novo estudo dinamarquês, descreveu os resultados como "tranquilizadores", afirmando que "não encontrámos nada que indique que a quantidade muito pequena de alumínio utilizada no programa de vacinação infantil aumente o risco de 50 problemas de saúde diferentes na infância". Os investigadores esperam que estes dados ajudem a dissipar a desinformação e a restaurar a confiança na segurança e eficácia das vacinas.
Novo Estudo Dinamarquês Refuta Ligação Entre Vacinas Infantis e Autismo
Um vasto estudo realizado na Dinamarca veio reforçar a evidência científica de que as vacinas infantis de rotina não causam autismo, contrariando um mito persistente que dura há quase três décadas. A investigação, que incluiu mais de um milhão de crianças, concluiu que as vacinas contendo alumínio não aumentam o risco de perturbação do espetro do autismo, asma ou doenças autoimunes.



Artigos
4Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







