A nova legislação permite o uso da substância sob a forma de um produto transformado, o que garantirá parâmetros de segurança e composição controlada. O tratamento será restrito a maiores de 18 anos e administrado sob estrita supervisão médica. Jindrich Voboril, antigo coordenador nacional das políticas anti-droga, reconheceu que a psilocibina demonstrou "um potencial real", mas alertou que "ainda levará pelo menos alguns anos para desenvolver os padrões e regulamentos secundários necessários antes de poder ser utilizado na prática". Esta legalização reflete um crescente interesse científico global nos psicadélicos. Estudos recentes, incluindo um publicado na revista *npj Aging*, sugerem que a psilocibina pode ter outros benefícios, como combater o envelhecimento. Pesquisas clínicas nos EUA e na Europa têm demonstrado que, quando administrados de forma controlada, psicadélicos como a psilocibina e o MDMA podem aliviar sintomas de perturbações mentais de forma rápida e prolongada, sem causar dependência, ao contrário de muitos antidepressivos tradicionais.
República Checa Aprova Uso Medicinal de Psilocibina para Saúde Mental
A República Checa tornou-se o primeiro país europeu a aprovar o uso medicinal da psilocibina, o composto alucinogénico encontrado nos chamados "cogumelos mágicos", para o tratamento de certas condições de saúde mental. A decisão, ratificada a 17 de julho, abre novas perspetivas terapêuticas para doentes com depressão grave, dependências, ansiedade e perturbação de stress pós-traumático que não respondem aos tratamentos convencionais.

Artigos
2Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







