Os cientistas analisaram amostras de cérebro post-mortem e descobriram que, embora o VHC não estivesse presente no tecido cerebral em si, a sua presença no revestimento protetor estava associada a uma expressão genética alterada no hipocampo, uma região cerebral crucial para a memória e emoção. Esta descoberta sugere que o vírus, mesmo atuando à margem do cérebro, pode exercer uma influência significativa. Para validar os resultados, a equipa analisou um vasto banco de dados de saúde com 285 milhões de pacientes. A análise confirmou uma prevalência muito maior do VHC em pacientes com esquizofrenia (3,5%) e transtorno bipolar (3,9%) em comparação com a população de controlo (0,5%). Sarven Sabunciyan, neurocientista da Johns Hopkins, afirmou que as descobertas oferecem esperança para novas abordagens terapêuticas. "É possível que algumas pessoas tenham sintomas psiquiátricos porque têm uma infeção e, como a infeção por hepatite C é tratável, pode ser possível que esse subconjunto de pacientes seja tratado com medicamentos antivirais", concluiu.
Estudo Revela Ligação Surpreendente entre Vírus da Hepatite C e Doenças Psiquiátricas
Uma nova investigação da Universidade Johns Hopkins revelou uma associação significativa entre a infeção pelo vírus da hepatite C (VHC) e o desenvolvimento de transtornos de saúde mental graves, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar. O estudo, publicado na *Translational Psychiatry*, encontrou traços do VHC no plexo coroide, o revestimento protetor do cérebro, de pacientes com estas condições, fornecendo uma das primeiras evidências diretas da presença do vírus nesta área do sistema nervoso central.


Artigos
2Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







