A investigação, liderada por Rodrigo Ribeiro, Cláudia Cavadas e Luís Pereira de Almeida, utilizou pulseiras de monitorização (actígrafos) em doentes para registar os seus padrões de sono e atividade. Os resultados mostraram que os doentes apresentam menor regularidade nos horários de sono e vigília, maior dificuldade em adaptar-se a mudanças ambientais como o *jet lag*, e alterações invulgares na temperatura corporal. Em paralelo, modelos animais e celulares revelaram que a proteína alterada na doença, a ataxina-3, interfere com os sinais que o cérebro envia para manter o corpo sincronizado. "É como se o relógio interno deixasse de dar as horas certas", explicou Rodrigo Ribeiro. A doença de Machado-Joseph, que afeta a coordenação motora, o equilíbrio e a fala, continua sem cura. No entanto, esta descoberta é um passo importante para compreender a sua fisiopatologia. Luís Pereira de Almeida salientou que a compreensão desta disfunção pode ajudar a identificar biomarcadores para monitorizar a progressão da doença, enquanto Cláudia Cavadas acredita que poderá abrir caminho para "testar intervenções baseadas no ritmo circadiano para combater esta doença devastadora".
Doença de Machado-Joseph Afeta Relógio Biológico dos Doentes, Revela Estudo de Coimbra
Uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra (UC) descobriu que a doença de Machado-Joseph, uma condição neurodegenerativa rara com elevada prevalência nos Açores, afeta profundamente o relógio biológico dos doentes. O estudo, publicado na revista *BRAIN*, demonstrou pela primeira vez que os ritmos circadianos — os ciclos de 24 horas que regulam o sono, a temperatura corporal e a atividade física — perdem robustez à medida que a doença progride.



Artigos
5Atualidade
Ver mais
Um veículo pesado de mercadorias despistou-se e capotou no final da manhã desta sexta-feira, 7 de novembro, na saída da A1 que dá acesso a Torres Novas. Segundo a Proteção Civil o alerta soou pelas 11h57 e foram enviados para o local os Bombeiros de Pernes e Santarém, bem como a Viatura Médica de Emergência […] O conteúdo Camião despisa-se na A1 aparece primeiro em Beira Baixa TV.

Jornal Mais Ribatejo A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai acolher, em 2026, 71 médicos internos, distribuídos entre a Formação Geral (45 vagas) e a Formação Especializada (26 vagas), reforçando os cuidados de saúde no hospital e nas unidades dos concelhos da região. A informação consta dos avisos publicados no Diário da República a 31 […] O conteúdo ULS Lezíria com 71 vagas para médicos internos em 2026 aparece primeiro em Mais Ribatejo.

No domingo 26 de outubro a Ação Católica Rural (ACR) do Porto reuniu em Conselho Diocesano. “Estiveram presentes 21 conselheiros [ler +]

A operação de combate à criminalidade marítima decorreu em diversas marinas e zonas aquáticas estratégicas do território nacional. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Polícia Marítima realiza megaoperação transfronteiriça ‘Stolen Boats’







