A oncologia destaca-se como a principal área terapêutica, refletindo o dinamismo do setor e o compromisso da autoridade nacional em acelerar o acesso a novas terapêuticas.
[PARÁGRAFO]Durante os primeiros seis meses de 2025, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) recebeu um total de 115 solicitações para a realização de ensaios clínicos, um acréscimo de seis pedidos em comparação com o período homólogo de 2024.
Deste total, 93 ensaios já receberam autorização para avançar.
A área oncológica liderou com 38 pedidos, seguida por estudos relacionados com doenças do sistema imunitário (14) e do sistema nervoso (9).
A diversidade terapêutica estendeu-se ainda a áreas como saúde mental, doenças cardiovasculares, infeções bacterianas e doenças raras.
A eficiência do processo de avaliação foi um dos pontos destacados, com o tempo médio de autorização para ensaios mononacionais a situar-se nos 31 dias. Joel Passarinho, diretor da Unidade de Investigação Clínica (UIC) do Infarmed, afirmou que estes resultados refletem "o esforço contínuo do Infarmed em promover condições para acelerar os prazos dos ensaios clínicos e garantir um processo de avaliação eficiente, sem comprometer o rigor científico e ético", demonstrando também "a confiança dos promotores na capacidade do sistema nacional para acolher investigação clínica de qualidade".