A decisão de alargar a gratuitidade baseia-se em dados nacionais que demonstram a vulnerabilidade desta faixa etária. Segundo a DGS, "esta faixa etária apresenta taxas de hospitalização e de cuidados intensivos equiparáveis às registadas entre pessoas mais idosas". A campanha, que decorrerá até 30 de abril de 2026, abrange a administração de vacinas contra a gripe e a COVID-19 em unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e em farmácias comunitárias. Além das crianças, a vacinação é recomendada e gratuita para outros grupos prioritários, como pessoas com 60 ou mais anos, grávidas, doentes crónicos e profissionais de saúde. Uma outra especificidade da campanha é a disponibilização da vacina da gripe de dose elevada para todas as pessoas com 85 ou mais anos e para residentes em lares e na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que será administrada nos centros de saúde. O objetivo geral da campanha, segundo a DGS, é "reduzir a suscetibilidade individual, a carga de doença e o impacto nos serviços de saúde, nomeadamente o recurso às urgências hospitalares e os internamentos por infeção respiratória". O Estado prevê um investimento de 7,6 milhões de euros na vacinação em farmácias comunitárias, visando assegurar uma cobertura ampla e cómoda para os utentes.
Campanha de Vacinação Sazonal Alarga Gratuitidade da Vacina da Gripe a Crianças
A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a COVID-19, com início a 23 de setembro, introduz como principal novidade a gratuitidade da vacina da gripe para todas as crianças entre os 6 e os 23 meses. Esta medida da Direção-Geral da Saúde (DGS) visa proteger um grupo etário com taxas de hospitalização equiparáveis às dos idosos, representando um passo significativo na estratégia de saúde pública nacional.



Artigos
8Atualidade
Ver mais
Teve início este sábado, 7 de novembro, na Escola Secundaria Emídio Navarro, em Viseu, uma nova parceria com a Academia Constructel Visabeira, destinada à realização de uma formação em Suporte Básico de Vida (SBV). A iniciativa irá abranger 91 alunos da escola, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para atuação em situações de emergência. A […] The post Escola Secundária Emídio Navarro Viseu inicia formação em Suporte Básico de Vida first appeared on Portal de Comunicação da Região de Viseu.

Alemão de 22 anos tem braço partido e foi resgatado.

Um homem na casa dos 50 anos sofreu esta tarde um engasgamento no Beco Bartolomeu Dias, em São Gonçalo, e entrou em paragem cardiorrespiratória. Os Bombeiros Voluntários Madeirenses e a Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR) procederam de imediato às manobras de reanimação, tendo conseguido reverter a situação. O homem foi transportado para o hospital com pulso.

Tem 16 anos, há uma vaga num estabelecimento de ensino especial à sua espera mas desde o Verão que está em casa “sem acesso ao que tem direito: educação escolar”.







