Esta medida insere-se na Estratégia Municipal de Saúde, que desde 2017 visa disponibilizar vacinas recomendadas por pediatras mas não comparticipadas pelo Plano Nacional de Vacinação (PNV).

A inclusão da Nimenrix, indicada para a imunização contra doenças meningocócicas invasivas, e das vacinas contra as gastroenterites por rotavírus, representa um passo significativo na proteção da saúde infantil no município. A decisão de incluir a Nimenrix foi fundamentada por um parecer favorável da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde do Médio Ave (ULSMAve). O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, destacou que esta iniciativa “só é possível graças a um conjunto de parceiros, desde logo, a Unidade Local de Saúde do Médio Ave e as farmácias que apoiam na comparticipação”.

A elegibilidade para a vacina Nimenrix abrange crianças até aos seis meses (duas doses) ou entre os seis e os nove meses (uma dose), sendo que a dose dos 12 meses prevista no PNV funcionará como reforço.

Esta política de saúde local demonstra um esforço proativo para alargar a proteção para além das diretrizes nacionais, respondendo diretamente às recomendações pediátricas e às necessidades da comunidade.