O relançamento do MOVA ocorre no ano em que se assinalam os 60 anos do Plano Nacional de Vacinação (PNV) e conta com o apoio de entidades como a Fundação Portuguesa do Pulmão, o GRESP e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia. O presidente da RESPIRA, José Albino, recordou o primeiro sucesso do movimento, que foi a comparticipação da vacina antipneumocócica para maiores de 65 anos em 2020, e definiu o novo objetivo: “defender a vacinação para todos os doentes, independentemente da idade ou patologia, porque o que está verdadeiramente em causa é a justiça na promoção da saúde”. O movimento pretende lutar pela inclusão no PNV ou pela comparticipação de várias vacinas consideradas essenciais para doentes crónicos. Entre elas estão as vacinas de prevenção do Herpes Zoster e do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), as vacinas antialérgicas (imunoterapia), o reforço da vacina contra a tosse convulsa, o alargamento da vacina de alta dose contra a gripe e a comparticipação total da vacina antipneumocócica para todos os doentes crónicos. A iniciativa sublinha que, com o aumento da longevidade da população, o paradigma da vacinação deve ser atualizado para responder às necessidades de saúde atuais.
Movimento MOVA Pela Vacinação é Relançado para Defender Acesso a Doentes Crónicos
A Associação RESPIRA relançou o Movimento Doentes pela Vacinação (MOVA), uma iniciativa de cidadania que defende o acesso equitativo à vacinação para todos os doentes crónicos, independentemente da idade. O movimento visa sensibilizar decisores políticos e a sociedade para a importância da vacinação ao longo da vida, especialmente para os mais vulneráveis.


Artigos
3Atualidade
Ver mais
De acordo com o documento, consultado pela Alentejo Ilustrado, no caso do Baixo Alentejo, a referenciação para cirurgia pediátrica é o Hospital de Évora. No de Portalegre, o hospital de referência é o Dona Estefânia, em Lisboa. O documento refere que a “arquitetura da rede de referenciação” segue cinco princípios, o primeiro dos quais é […] O conteúdo Hospitais de Beja e de Portalegre perdem de vez cirurgias pediátricas aparece primeiro em Alentejo Ilustrado.

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, foi esta manhã palco da cerimónia religiosa que assinalou o 51.º aniversário do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA). A celebração, marcada por um ambiente de solenidade e simbolismo, contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, e de altos comandos militares, que se juntaram em torno do […] O conteúdo Vídeo|”Sob o olhar da Padroeira: Fé e honra no coração das Forças Armadas. aparece primeiro em Alentrium.

O Papa disse este domingo, no Vaticano, que a missão da Igreja é muitas vezes mal entendida, por “preconceitos” e também por “erros dos cristãos”. Leão XIV também lembrou os civis mortos pelas guerras em todo o mundo, apelando a um esforço dos responsáveis políticos para alcançar um “cessar-fogo”.

Um homem de 62 anos morreu afogado na Praia da Saúde, na Costa de Caparica. O óbito foi declarado no local pela Polícia Marítima.







