Considerada “muito relevante”, a decisão visa abranger os jovens que não foram vacinados anteriormente.

“Na expectativa de caminharmos para a implementação de uma estratégia de eliminação do vírus do papiloma humano, em 2026 a vacinação contra o HPV será alargada até aos 26 anos”, afirmou a diretora-geral, adiantando que a norma da DGS que formaliza a medida será publicada “muito brevemente”. A vacina contra o HPV foi introduzida no PNV em 2008, inicialmente para raparigas de 13 anos. Posteriormente, a idade foi antecipada para os 10 anos e, em 2020, a vacinação foi estendida aos rapazes nascidos a partir de 1 de janeiro de 2009. A decisão de alargar a faixa etária surge num contexto de sucesso do programa, com o relatório anual de 2024 da DGS a indicar que a cobertura vacinal em raparigas ultrapassou a meta dos 90%.

Nos rapazes, a adesão tem vindo a aumentar progressivamente, aproximando-se dos valores obtidos nas raparigas e atingindo também os 90% no grupo dos 15 anos.

Este alargamento é visto como um reforço sem precedentes na prevenção contra o vírus, alinhando Portugal com os esforços internacionais para a sua eliminação.