A medida visa garantir o acesso contínuo dos doentes a este fármaco, que é utilizado para o alívio da diarreia de diversas origens e para a redução dos níveis de colesterol. Numa informação divulgada no seu website, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde esclareceu que, apesar da rotulagem na embalagem estar em italiano, o medicamento será acompanhado de um folheto informativo em português, assegurando que os utentes e profissionais de saúde tenham acesso a toda a informação necessária sobre a sua utilização.
O Quantalan (colestiramina, 400mg, pó para suspensão oral) é indicado para situações como a má absorção de ácidos biliares, doença de Crohn, colite pseudomembranosa e para o alívio do prurido associado à obstrução biliar parcial.
Para facilitar o acesso durante este período, o Infarmed determinou também que o medicamento Questran, com a mesma substância ativa, poderá ser dispensado com comparticipação mediante prescrições de Quantalan que ainda se encontrem válidas. Esta medida de exceção é um mecanismo utilizado pelas autoridades reguladoras para gerir falhas de abastecimento no mercado, priorizando a continuidade dos tratamentos e a saúde pública, enquanto se procuram soluções para normalizar o stock do produto com rotulagem nacional.














