A Bimervax contém fragmentos de uma proteína específica do vírus SARS-CoV-2, que são suficientes para que o sistema imunitário reconheça a ameaça e produza defesas naturais contra a infeção. Citada em comunicado, a comissária europeia para a Gestão de Crises, Hadja Lahbib, sublinhou que o surgimento de novas variantes do vírus torna a proteção “essencial, especialmente para os mais vulneráveis”. A aquisição conjunta é uma ferramenta estratégica da União Europeia para garantir a preparação e a resposta coordenada a ameaças de saúde pública, permitindo que os Estados-membros tenham acesso a medicamentos e vacinas em condições mais favoráveis. A medida demonstra a contínua preocupação das autoridades europeias em manter um arsenal diversificado de vacinas para enfrentar a evolução da pandemia, particularmente durante os meses de inverno, quando se espera uma maior circulação de vírus respiratórios.
Comissão Europeia assina contrato para aquisição de vacinas contra a COVID-19
A Comissão Europeia assinou um novo contrato-quadro para a aquisição conjunta de vacinas contra a COVID-19, a pedido de 14 Estados-membros. O acordo com a farmacêutica espanhola HIPRA visa garantir o acesso a doses da vacina Bimervax, reforçando as opções disponíveis para as campanhas de vacinação de inverno. O contrato-quadro permite que os países participantes encomendem, se necessário, até 4 milhões de doses da vacina Bimervax, sem um número mínimo de compra obrigatório. O acordo terá uma duração máxima de dois anos, e as vacinas estarão prontas para entrega a tempo da atual época de vacinação. Esta iniciativa visa aumentar as opções disponíveis para os sistemas de saúde pública, oferecendo uma vacina à base de proteínas como alternativa às vacinas de ARNm já existentes.



Artigos
4Atualidade
Ver mais
Dois homens, de 67 e 78 anos, foram detidos em flagrante delito pela GNR por estarem a caçar fora das horas autorizadas e em área protegida, revelou hoje aquela força policial.

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Mirandela, acrescentou ainda o Comando Territorial de Bragança.

Um homem, com cerca de 56 anos, morreu na manhã deste domingo, durante uma caminhada em Águeda. O alerta foi dado pelas 11h00 para os Bombeiros Voluntários de Águeda, refere o NotíciasdeÁgueda. Continuar para ler artigo. Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp. Publicidade e donativos Está a ler um artigo sem acesso pago. Pode ajudar […] O conteúdo Homem de 56 anos morre subitamente durante percurso dos Trilhos da Serra aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Arguido, de 69 anos, condenado por homicídio qualificado, na forma tentada. Quis que vítima lhe pagasse 100 euros da renda de casa.






